[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Como Tingir O Cabelo Naturalmente

Por: Camila Gomes Victorino



Tingir o cabelo com extratos de plantas é uma solução
para as pessoas que querem manter a cor, mas se afastar
da química sintética. Fonte: DepthInsights
Em 2011, um trabalho realizado pelo pesquisador Arnaldo Couto, do programa de Saúde Púbica e Meio-ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz mostrou evidências de que o uso de produtos químicos no cabelo, durante a gravidez, pode estar associado à leucemia infantil. Isto impulsionou a discussão a respeito do perigo do uso de tinturas e outros produtos químicos no cabelo e nos fez lembrar dos problemas ambientais que estes químicos podem causar, principalmente relacionados a poluição das águas.
Mas, como evitar estes produtos? Algumas pessoas simplesmente param de usar tintura e deixam os cabelos grisalhos aparecerem naturalmente, mas, apesar desta estratégia, existem soluções naturais que podem beneficiar as pessoas que decidiriam continuar tingindo o cabelo, sem prejudicar a si mesmo e ao meio-ambiente.

Tinturas vermelhas

A henna natural é vendida frequentemente em tabletes
que devem ser misturados com água quente.
Fonte: Detoxinista
Henna
A cor vermelha é uma das mais fáceis de se encontrar no mercado atualmente, isso porque seu componente natural é a planta de henna. O problema, entretanto, é que a planta no seu estado puro é muito difícil de se encontrar é comum ver produtos que se dizem henna, mas que contêm uma grande quantidade de químicos danosos a saúde. Mas, como saber qual é a henna em seu estado puro? Primeiramente, a henna pura é vendida como um bloco de planta macerada, a qual deve ser misturada a água quente. Se você for usar henna, é importante lembrar que o cabelo ficará manchado se uma tintura permanente for usada em cima. Além disso, a henna pura deixa o cabelo avermelhado e se você encontrar produtos de henna que tingem para outras cores, eles não contêm apenas henna,mas outros químicos, então atenção!

Banhos com chá de hibisco deixam
o cabelo avermelhado.
Fonte: CozinhaAi
Chá de hibisco
Outra possibilidade é o uso de chá de hibisco, porém você deve nxaguar o cabelo todo dia com ele, após lavá-lo com água, bicarbonato ou xampu, se você ainda usa (veja post sobre parar de usar xampu: "Os índios não usam xampu"). Par usar o chá de hibisco, faça um chá com ½ copo de flores de calêndula e duas colheres de sopa de pétalas de hibisco, para 2 copos de água. Deixe a água ferver, coloque as ervas e aguarde meia hora. Depois, coe e guarde na geladeira. Para um melhor resultado, o ideal é secar o cabelo ao Sol – se for possível.

O café ajuda a tingir o cabelo com tons escuros acastanhados.
Fonte: HotOilTreatment
Tinturas para cabelo escuro
Como você vai tingir o cabelo com plantas, é difícil parear exatamente a cor original de seu cabelo, porém, se você optar por nuances escuras, a chance é boa que os fios brancos sejam tingidos e se misturem ao cabelo original. Para tingir o cabelo com tons escuros, você pode usar café ou chá preto. Estes elementos devem ser usados para lavar o cabelo e deve-se esperar de 3-4 horas com o chá ou café na cabeça. Após este período, enxágüe com água corrente, lembrando que o resultado fica mais forte após algumas sessões. Caso você prefira cores mais acastanhadas a loiro, você pode usar raiz de ruibarbo. Esta raiz é muito rara de ser encontrad ano Brasil, mas é facilmente vista na Europa e América do Norte. Para usá-lo, cozinhe uma raiz inteira em 4 copos de água e espere esfriar; coe e use para enxaguar o cabelo e massageie o  couro cabeludo. Após espalhar o líquido por todo o cabelo, enxágüe com 2 copos de água. Para melhores resultados, seque o cabelo ao sol.

Chá de camomila ajuda a clarear os cabelos.
Fonte: Manias da beleza
Tinturas para cabelo loiro
Para quem tem o cabelo bem loiro, os cabelos brancos quase não aparecem por um bom tempo, já que eles mimetizam os fios loiros. Assim, eu sugiro que a tintura seja deixada de lado neste caso. Porém, se você ainda pretende tingir – ou pelos fios brancos ou porque gosta da cor – a sugestão é usar chá de camomila concentrado todos os dias em que o cabelo é lavada e secá-lo ao sol. Outra dica é misturar camomila com calêndula, pois a nuance de loiro se torna mais amarelada.

Tinturas veganas são uma solução a mais, caso não se
deseje usar os chás. Fonte: Navemobile
Você ainda não se convenceu (...)

Se você ainda continuar querendo usar tinturas industrializadas, sugiro então que se pesquise a respeito de marcas que não testem em animais e não utilizem produtos de origem animal. Além disso, dê preferência a tinturas não permanentes que danificam menos o cabelo.

No Brasil, a marca Surya comercializa tinturas
veganas e sem parabenos.





Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!

Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", em breve mais notícias

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e muito ativismo com legendas exclusivas!

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

22 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]