[RECEITAS VEGANAS][bleft]

A Revolução Caseira - Limpeza Ecológica e Sem Crueldade












Produtos de limpeza caseiros e
ecológicos são possíveis!
Fonte: SSDT
Recentemente, São Paulo foi pioneiro no Brasil ao aprovar um projeto de lei que proíbe os testes de cosméticos e produtos de limpeza em animais. Nisto, a mídia voltou a tocar em um tema que é ignorado pela maior parte da população: a produção dos produtos de limpeza e cosméticos. No caso, vamos focar nos primeiros, que costumam ser usados aos montes em todas as casas e que poluem o meio-ambiente, além de prejudicar nossa saúde. 

A espuma nos rios é em parte responsabilidade dos produtos de
limpeza que usamos. Fonte: OGlobo
Um comum agente poluidor dos produtos de limpeza é o fosfato. De fato, este produto é encontrado com o nome de tripolifosfato de sódio (STPP), o qual teve sua produção diminuída junto aos produtos de limpeza. Apesar disso, ele ainda pode ser encontrado em alguns produtos de limpeza e ir para a água, o qual aumenta a população de algas e microrganismos, diminuindo o oxigênio disponível na água e desencadeando um desequilíbrio. O laurilfosfato é outro componente poluidor, o qual é responsável pela geração da espuma dos produtos. No caso, a espuma não limpa, mas sua presença dá a sensação de que o produto traz mais limpeza, ou seja, o produto que gera a espuma não é exatamente necessário. Além disso, o lauril é cancerígeno em altas doses, o que nos leva a conclusão de que não há necessidade alguma de sua adição, a não ser  puro marketing de sensação de limpeza.

Anfíbios são uma das principais vítimas dos alteradores
endócrinos. Fonte: CanalNatureza
Por fim, além destes, existem ainda componentes como os alteradores endócrinos, como o etoxilato de nonilfenol, o qual, ao ser despejado em água pode causar alterações em animais, modificando seus ciclos reprodutivos, e o formaldeído, que é cancerígeno em altas doses.
Com toda esta informação, substituir produtos de limpeza por alternativas mais ecológicas e naturais se torna uma importante saída para ajudar a diminuir a poluição ambiental e melhorar a saúde. Ademais, produzir seus próprios produtos aumenta nossa independência com relação ao sistema, nos tornando mais auto-suficientes. Mas, como arranjar tempo para produzir desinfetante, sabão em pó, amaciante, multi-uso, detergente e tantos outros? Isto demanda tempo e a maioria das pessoas não o têm. Bem, apesar de parecer complicado, há vários produtos que podem ser substituídos por apenas duas simples substâncias encontradas facilmente no dia-a-dia: o vinagre e o bicarbonato de sódio!

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na limpeza caseira.
Fonte: E-farsas
Já vimos em um post anterior que a aplicação de bicarbonato de sódio nas axilas é um eficiente desodorante, mas suas funções não param por aí! No caso, uma solução de água com bicarbonato é suficiente para tirar mofo, limpar carpetes, tirar odores de geladeira, dar brilho ao aço, retirar crostas de gordura de panelas e até branquear roupas! Já o vinagre é belo multi-uso, desengordurante, amaciante de roupas e desinfetante. Vamos então às receitas!

Multi-uso de vinagre e limão
Para aumentar a eficiência contra gorduras, é ideal deixar agir por 10 minutos ou mais.
4 colheres de bicarbonato
1 pitada de sal
4 colheres de vinagre branco
4 gotas de limão (pode-se adicionar mais limão, para diminuir o cheiro do vinagre)
1 litro de água
Misture todos os ingredientes em um borrifador

O vinagre com casca de laranja é
desinfetante, desengordurante e
amaciante. Fonte: Beatriz13out
Multi-uso de vinagre e laranja
O vinagre é biodegradável e fácil de encontrar ou até produzir, mas este apresenta o inconveniente de deixar cheiro. Portanto, uma ótima saída é fazer uma solução de vinagre com cascas de laranja. Para tal, pegue um pote de vidro relativamente grande, como o de azeitonas, e preencha com cascas de laranja. Em seguida, encha o pote com vinagre, tampe-o e guarde-o na geladeira por duas semanas aproximadamente. Abra e coe, usando a solução em um borrifador.

Desengordurante de vinagre
Para desengordurar fogões e crostas, borrife a receita de vinagre com laranja com bicarbonato e aguarde 10 minutos.

Amaciante de roupas
Use a receita de vinagre com laranja para amaciar roupas. Utilize meio copo americano da solução ou meio copo de bicarbonato no lugar (este não deixa cheiro nenhum).

Sabão de roupas
O sabão em pó é um dos maiores vilões, não só para o meio-ambiente, como para nossa saúde. Para mais informações sobre soluções, acesse o post “Dizendo adeus ao sabão em pó e amaciante”.

Sabão de coco é uma alternativa biodegradável e sem crueldade.
Fonte: DefatoOnline
Retirar crosta de gordura
Adicione bicarbonato e umedeça a região. Deixe agir. Caso ainda reste alguma gordura ou crosta, ferva água na panela com mais bicarbonato.

Odor de geladeira
Misture bicarbonato com água morna e limpe a superfície com um pano.

Limpar interior de garrafas térmicas
Misture bicarbonato com água quente, chacoalhe e deixe agir. Retire e enxague bem.

Folhas de eucalipto em solução de álcool produzem um
ótimo desinfetante. Fonte: MundoFlora
Retirar mofo
Misture bicarbonato com água e passe o pano. Quanto mais frágil a superfície, menos bicarbonato é necessário.

Dar brilho em utensílios de aço inox
Molhe o pano em uma solução de bicarbonato com água e limpe a superfície.

Bucha de lavar louça
Não é exatamente um produto químico, mas uma versão mais ecológica é o uso da bucha vegetal, que é totalmente biodegradável e pode ser, inclusive plantada. Mais informações podem ser encontradas no post “Lavando a louça de cada dia - trocando a esponja sintética pela vegetal”.

Tornar-se ecológico e auto-suficiente é um processo que
passa pelos produtos de limpeza. Fonte:
TerraCrua
Detergente
O detergente pode ser feito em casa com resquícios de óleo de fritura, entretanto, como fazer fritura tem se tornado cada vez mais raro, uma solução diferente é substituir o detergente comum pelo sabão de coco. O sabão de coco é biodegradável e é o único sabão em pedra que não usa sebo de animais. Mesmo não e adotando a filosofia do veganismo, deve-se lembrar que a criação de animais tem um forte impacto ambiental, inclusive sendo responsável pelo processo de destruição do Cerrado e Amazônia, por isso, sempre evite produtos com substâncias de origem animal. 
No caso do sabão de coco, deve-se apenas tomar o cuidado para comprar o genuíno, pois muitas marcas vendem sabão de sebo com essência de coco, o que não o torna uma boa opção ecológica e sem crueldade. Eu costumo usar o sabão em pedra, mas caso se prefira usá-lo líquido, abaixo segue uma receita de como derreter e manter o sabão neste estado.

Alguns produtos de limpeza são tão simples que
podem até ser feitos a partir de plantas, como
a maçã, no caso do vinagre.
Fonte: PequenoCadernoDeDicas
Detergente de sabão de coco
6 litros de água
1 barra de sabão de coco ralado
2 limões espremidos
2 ou 3 colheres de sopa de amoníaco líquido ou 4 colheres de sal amoníaco (produto biodegradável)
1 balde de mais de 6 litros
Raspe a barra de sabão e o derreta em um litro de água fervente (o fogo deve estar desligado). Acrescente a mistura em 5 litros de água fria, já depositada no balde, e esprema os limões. Por fim, despeje o amoníaco. Misture bem. Armazene em garrafas.

Detergente de vinagre
Esta é uma alternativa para quem não acha sabão de coco original ou quer produzir algo com ingredientes mais fáceis de se encontrar.
1 litro de água morna a 45ºC (aproximadamente).
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de amoníaco líquido
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de bórax ou ácido bórico
Misture todos os ingredientes e armazene.
Esta solução pode ser usada como multi-uso.

Produtos de limpeza podem tornar o mundo melhor, apesar de parecer
simplista. Fonte: CogumelosMágicos
Desinfetante
No caso do desinfetante, a melhor solução é o álcool 70º, que é biodegradável. Porém, deve-se lembrar que álcool líquido é perigoso e deve ser usado com precaução e mantido fora do alcance de crianças. Para melhorar o cheiro do álcool aqui vai uma receita:

1 litro de álcool 70º
Um punhado de folhas de eucalipto (ou outra folha ou casca cheirosa)
1 barra de sabão de coco em pedra
1 litro de água
Coloque as folhas no álcool e aguarde dois dias. Dissolva o sabão já cortado na água fervente (com fogo desligado). Misture as duas soluções e engarrafe. Para um desinfetante sem poder desengordurante, o sabão não é necessário.

Ao nos conectarmos com a natureza
nos seus mínimos detalhes, passamos a
nos compreender melhor e
tornamo-nos mais independentes do
sistema. Fonte: Pinterest
Super desinfetante de vaso sanitário
Para limpeza de vasos sanitários uma saída interessante é usar uma pasta de bórax com suco de limão ou adicionar a solução de vinagre com laranja no local e esfregar.

Depois destas receitas, fica fácil substituir os produtos de limpeza mais comuns do dia-a-dia por soluções mais ecológicas e que não utilizam testes em animais, nem ingredientes de origem animal. Multi-uso, sabão em pó, detergente, amaciante, desinfetante, desengordurantes, buchas de lavar louça são alguns dos produtos que podem ser substituídos por soluções simples e mais baratas. Além disso, para aqueles que pretendem apostar em uma vida cada vez mais auto-suficiente e independente do sistema, o vinagre e o álcool podem ser fabricados a parte, caso alguém tenha sítio ou um local específico para tal. Com estes ingredientes em mãos é possível limpar qualquer ambiente e ainda manter um cheiro agradável, fazendo uma solução com folhas ou cascas aromáticas.Ademais, mantém-se a ética e ajuda-se a diminuir a poluição ambiental e a crueldade contra os animais, aumentando, ao mesmo tempo, nossa saúde.
Paz!

Autora do texto: Camila Gomes Victorino
Arte: Jonas Guedes 

Gostou? Compartilhe e faça a mudança acontecer!

Ajude o blog a crescer e seja um seguidor!
Projeto "HISTÓRIA AO CONTRÁRIO", clique aqui para saber mais!

Siga nosso novo canal! 
Dicas de filmes, documentários e outros com legendas exclusivas!
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

3 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]