[RECEITAS VEGANAS][bleft]

Mudar o Mundo sem Tomar o Poder – Dica de Livro

Por: Camila Arvoredo

Um livro sobre um novo mundo que já está sendo
construído. Fonte: Ivan Dilson Miranda
John Holoway é um grande estudioso da cultura mexicana. Ele está lá para desvendar a incrível e incômoda presença de um movimento que muitos diziam não poder existir: um movimento sem líder. Mas como assim? Sempre haverá de existir um líder! Uma pessoa mais especial que entenda mais! Um grupo de pessoas mais instruídas para guiar a massa ignorante!
Sem líderes, o movimento Zapatista ficará para sempre na história e John Holoway, ao estudar este incrível movimento, onde todos os indígenas são responsáveis, deixa clara não só a importância do movimento Zapatista, como um exemplo de bom funcionamento sem a presença de liderança, como vai além em seu livro “Mudar o mundo sem tomar o poder”, mostrando que a mudança está em cada um, sem a necessidade de um líder ou guia de qualquer natureza!
Além disso, Holoway analisa as formas de poder que existem em nossa sociedade. Fala sobre o “poder sobre,” um tipo de poder em que o indivíduo atua sobre algo ou sobre alguém, dominando-o, e cita o “poder fazer”, o poder que age sobre algo, não no sentido de dominar, mas de criar! Estas duas formas de poder se contradizem, pois enquanto que a primeira destrói aquilo que está sob o poder, a segunda liberta, gerando algo novo.

Os descendentes do povo Maia têm algo de novo para mostrar: uma sociedade
sem a necessidade de dominação. Fonte: Blog da Dilma
Numa sociedade de violência como a nossa nos acostumamos a viver sobre o poder de outros e achar isso perfeitamente normal. Vivemos sob o jugo do governo, das instituições, de um marido ou de uma outra pessoa om mais dinheiro, por exemplo, e isso acontece tanto e é tão comum que acaba por ser visto como natural por nós. Todavia, o livro de John Holoway mostra que outro mundo é possível, um mundo em que não existe nenhuma necessidade de hierarquias, um mundo em que o poder é usado para criar e não destruir  e um mundo que, afinal de contas, já está sendo construído pelos descendentes do povo Maia, o Exército  Zapatista de Libertação Nacional.

Sempre acreditamos que tem que ser de um jeito, mas de
repente, uma explosão de consciência ocorre.
Fonte: Opas e obas
Leia “Mudar o mundo sem tomar o poder”e conheça possibilidades de organização societária jamais estudadas nas escolas ou por nós! Conheça a existência de um movimento bem-sucedido sem liderança e apaixone-se pela ideia de que um outro mundo é possível, sem dominação sobre o outro, mas com muito poder fazer por parte daqueles que resolveram mudar o mundo sem tomar o poder.


Gostou desta postagem? Ajude a divulgar o blog e seja um seguidor!
Visite HISTÓRIA AO CONTRÁRIO e reveja a história de um ponto de vista raramente estudado!

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :


[BELEZA NATURAL][grids]